surto de toxoplasmose

Exames em água de frigoríficos dão negativo para presença de protozoário

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural coletou e enviou para análise laboratorial amostras de água de cinco frigoríficos de Santa Maria para testar a presença de protozoários da toxoplasmose. De acordo com o secretário Rodrigo Menna Barreto, as coletas foram feitas na segunda-feira, e os resultados dos exames parasitológicos, analisados pelo Laboratório de Parasitologia Veterinária (Lapavet) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), deram todos negativos.

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : : 

Os frigoríficos que passaram pela inspeção foram: Frigorífico Laranjeira, Frigorífico Gaúcho, Frigorífico Sabor Gaúcho, Frigorífico Avisui e Frigorífico Nova Estância, que são de responsabilidade municipal.

A ação foi estabelecida em conjunto com os técnicos do grupo de trabalho da Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária em Saúde. Conforme Menna Barreto, a água analisada é a usada para lavar as carcaças das carnes e as instalações.

- Fazemos uma análise físico-química da água, rotineiramente, para detectar a presença de bactérias e outros agentes de contaminação. Essa análise foi específica para esse tipo de protozoário e deu negativa. Na questão epidemiológica, é importante, nesse primeiro momento, buscar a causa da contaminação e fazer esses diagnósticos, não para punir ninguém, mas como maneira educativa e também para tentar encontrar uma saída - comenta Menna Barreto.

Saiba quais os maiores surtos de toxoplasmose já registrados no Brasil

De acordo com o secretário, a população precisa estar atenta, e a orientação à comunidade é consumir apenas carnes que passem por inspeção municipal, estadual ou federal, que atestam a qualidade do produto e a procedência.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corsan deve fazer coleta de água em regiões com mais casos de toxoplasmose Anterior

Corsan deve fazer coleta de água em regiões com mais casos de toxoplasmose

Próximo

Morte fetal com suspeita de toxoplasmose é investigada em Santa Maria

Saúde