A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural coletou e enviou para análise laboratorial amostras de água de cinco frigoríficos de Santa Maria para testar a presença de protozoários da toxoplasmose. De acordo com o secretário Rodrigo Menna Barreto, as coletas foram feitas na segunda-feira, e os resultados dos exames parasitológicos, analisados pelo Laboratório de Parasitologia Veterinária (Lapavet) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), deram todos negativos.
: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : :
Os frigoríficos que passaram pela inspeção foram: Frigorífico Laranjeira, Frigorífico Gaúcho, Frigorífico Sabor Gaúcho, Frigorífico Avisui e Frigorífico Nova Estância, que são de responsabilidade municipal.
A ação foi estabelecida em conjunto com os técnicos do grupo de trabalho da Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária em Saúde. Conforme Menna Barreto, a água analisada é a usada para lavar as carcaças das carnes e as instalações.
- Fazemos uma análise físico-química da água, rotineiramente, para detectar a presença de bactérias e outros agentes de contaminação. Essa análise foi específica para esse tipo de protozoário e deu negativa. Na questão epidemiológica, é importante, nesse primeiro momento, buscar a causa da contaminação e fazer esses diagnósticos, não para punir ninguém, mas como maneira educativa e também para tentar encontrar uma saída - comenta Menna Barreto.
Saiba quais os maiores surtos de toxoplasmose já registrados no Brasil
De acordo com o secretário, a população precisa estar atenta, e a orientação à comunidade é consumir apenas carnes que passem por inspeção municipal, estadual ou federal, que atestam a qualidade do produto e a procedência.